A Embrapa Gado de Leite, em parceria com as respectivas associações de criadores, vem desenvolvendo programas de melhoramento genético para as raças Gir, Guzerá e Girolando, com o objetivo de identificar reprodutores com desempenho positivo para a produção de leite e outras características de importância econômica. Esses programas estão fundamentados no teste de progênie, que é a prova zootécnica mais segura para identificar os valores genéticos preditos dos touros e promover o melhoramento genético em rebanhos leiteiros.
O projeto Seleção Genômica em Raças Leiteiras no Brasil visa estruturar uma rede institucional para implementar a seleção genômica nos programas de teste de progênie (TP) e/ou avaliação genética que estão sendo conduzidos pela Embrapa Gado de Leite, visando integrar suas competências e estruturas à Rede Genômica Animal, por meio de seus pesquisadores, conhecimentos e infraestrutura instalada.
A organização permitirá desenvolver e/ou aprimorar metodologias para a integração da informação dos SNPs aos resultados dos TP, estudar diferentes modelos visando à otimização das avaliações genéticas e identificar os genes ligados às características de interesse econômico em gado de leite.
Tal procedimento, no futuro, poderá permitir que touros sejam pré-selecionados para os TP logo após o nascimento e que, logo após completarem um ano de idade, seja possível predizer seu valor genético com alta acurácia, reduzindo os custos do TP e o tempo necessário para sua correta avaliação em até cinco anos. No médio prazo, possibilita intensificar a seleção de vacas nos rebanhos, aumentando a competitividade da pecuária leiteira nacional.
Comentários