esta chegando a seca já preparou a silagem
o inverno vem chegando, é comum o pessoal sem experiência não preparar volumoso para o inverno. Se não produzir volumoso agora irá pagar caro no período da seca . ou morre animal ou tem de desembolsar uma grana por tonelada de silagem. ano passado comprei silagem e esta durou até outubro. foi ótimo, mantive minha produção em alta e minhas vacas estão todas cobertas prontas para parir em maio junho julho agosto e setembro. como calcular a necessidade de silagem que será utilizada na seca?…
Saiba mais…
Comentários
Bom dia Pessoal. Mais um membro. Vontade de aprender muito.
Algún productor está utilizando espirulina en terneros de primeras edades..??
Oi, pessoal
Estou feliz em participar de um grupo que pensa como eu...Obg.
A seca no semi árido nordestino está durando mais de um ano, e nós estamos vendo os impactos que estão causando na pecuária dessa região. Eu quero propor uma discussão sobre quais tecnologias hoje a Embrapa e demais centros de pesquisa estão desenvolvendo para orientar os sertanejos a passarem por esses períodos de seca brava, como foi de 2012 para 2013. Abaixo está um vídeo, no G1, mostrando a recuperação da palma forrageira, que foi dizimada pela cochonilha e através da pesquisa está sendo lançado novos cultivares tolerantes a essa praga.
http://g1.globo.com/videos/pernambuco/netv-1edicao/t/edicoes/v/mesm...
Bom dia Maria Luzineuza, temos que estar atentos para o tempo que este esterco fica reservado/armazenado. Dependendo das condições climáticas ele pode ser fonte de criação de moscas, assim é aconselhável a destinação mais rápida em épocas muito umidas e quentes. Assim mesmo "perdendo" algum nutriente de nitrogênio, por exemplo, para evitar a criação de moscas é melhor aplicar nas capineiras em camadas finas mais frequentemente.
Isso mesmo Marcelo, aqui no Pará alguns dos produtores atendidos pelos Projetos gerenciados pelo SEBRAE, já utilizam esta técnica de adubação das capineira com estercos aproveitados dos currais.
bom dia Sr. José, o aproveitamento do estrume é algo que quase sempre ocorre de maneira instintiva pelos produtores, porem se cuidarmos um pouco mais desta parte poderemos melhorar este aproveitamento.
Dependendo do volume aconselho que o Sr. REalize a compostagem que é o acumulo do esterco seco/raspado e o seu revolvimento para aeração e estabilização da matéria orgãnica/nitrogênio/fósforo.
Se o volume for pequeno ou se não houver mão de obra disponível sugiro que o material da raspagem seja encaminhado para a capineira, ou local onde não haverá pastejo, dentro de 15 a 20 dias, a cada 5 dias.
o volume médio entre fezes e urina produzido por uma vaca varia conforme seu peso e seu consumo alimentar e fase da vida, porem uma vaca leiteira (peso médio de 400 kg) produz, diariamente, em excretas o equivalente a 28-32 kg de fezes, estando a produção de fezes + urina na faixa de 38 – 50 kg.
sugiro assisitir umas apresentações que temos neste site: http://www.slideshare.net/marcelootenio/dejetos-na-propriedade-rural
Grato
Olá Mariana, sou agrº, produtor de leite/criador de Girolando em Gurupi-TO, e me familiarizando c/ esta rede.
Estou interessado em aproveitamento do estrume do estábulo e gostaria de saber quem tem alguma experiencia nesta área; o que se pode aproveitar por vaca/dia/ordenha; a forma de fazê-lo, etc.