Discutir tecnologias associadas ao manejo, produção e utilização de recursos vegetais, com vista na sustentabilidade dos sistemas de produção, além do desenvolvimento de cultivares de forrageiras de elevada produção, qualidade e tolerância.
151 membros

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Os comentários estão fechados.

Comentários

  • Olá pessoal,

    Estou precisando de informações sobre a composição química do capim-elefante BRS Kurumi tais como NDT, FDN, CNF, Calcio e  Fósforo. O Comunicado Técnico 75 da Embrapa menciona apenas a PB. Alguém conhece uma fonte em que eu possa obter esses dados?

    Marcos Olivier Dalston

    Guarani, MG

  • Bom dia!


    Eu tenho uma dúvida sobre as novas cultivares de forrageiras, lançadas recentemente pela Embrapa. Como estão os Sistemas de Produção e a aceitação pelos produtores rurais dos novos materiais de Brachiaria e Panicum?

  • Luis Rivaldo está em anexo um artigo que meu professor de manejo da irrigação me passou. undefined 

  • Prezada Leilane Oliveira Santos!

    A adubação de gramíneas forrageiras, vai ser uma alternativa ou uma necessidade, dependendo de seu manejo. Vejamos, se seu gado é limitado genéticamente, sem alto potencial genético, este fator limitará a sua produtividade e gastar dinheiro com adubação sem dúvida te levará ao prejuízo. No mesmo caso, se a forrageira escolhida não te der grande capacidade de resposta, sendo também limitada, de nada adiantará a adubação. Se o seu pastejo não for rotacionado, mesmo com o terreno adubado, gado de genética superior, forrageira de grande produção por área, de nada também adiantará, pois sem o necessário descanso a forrageira não apresentará a sua melhor performance prejudicando todo o sistema. Então são vários fatores que necessitam serem atendidos, um complementado o outro a fim de se ter uma produtividade mais elevada como um todo.

  • Luiz Rivaldo!

    Procure um técnico especializado em Bovinocultura de Leite, ele te dará toda a orientação necessária, vc já tem o gado escolhido, já tem o manejo, só falta mesmo o orientador, aquele especialista que irá te conduzir com conhecimento técnico à consecução de seu objetivo, que é tornar a sua propriedade produtiva com qualidade de vida!

  • Olá Luis Rivaldo.

    Pra quem estar começando no ramo agora, é bom procurar um profissional do ramo para lhe dar uma orientação.

     Pois os gastos iniciais que você pretende realizar são autos. Implantar pastagem, comprar equipamentos e irrigação, cercas, gastos para manter uma irrigação entre outros. É um custo muito auto, além disso você tem que ter um estudo da sua fonte de água, se ela daria para sustentar a irrigação durantes a seca, e o clima de sua região, pois a maioria das gramíneas que usamos em pastejo rotacionados são de clima tropical e a grande maioria não suporta baixas temperaturas. Se esse for o caso pode usar sobre semeadura de azevém e/ou aveia, mas como tinha dito antes tem um custo auto e você tem que estudar as possibilidades.

    Você pode começar com pastejo rotaciono sim, pois otimiza a pequena propriedade. Podendo usar uma gramínea fácil de achar no mercado, como as braquiárias e panicuns, e sempre realizando as correções de solo e adubações recomendadas. E no período seco ter uma reserva de forragem, podendo ser cana-de-açúcar ou silagem de milho.

    Quando seu sistema cobrir os gastos iniciais e for lucrativo aí você poderá usar dessa tecnologia.

    Como tinha dito no início procure um profissional da área, de preferencia pesquisadores da EMBRAPA, das universidades e Institutos federais para de dar uma orientação na implantação do seu sistema e gerenciamento dos seus gastos iniciais. 

    Um abraço, e sucesso no seu projeto!!!

    Att Angelo Arcanjo, Graduando em Zootecnia pelo IF sudeste MG - Campus Rio Pomba. 

  • Olá Luis,

    uma ótima opção é o capim pioneiro desenvolvido pela EMBRAPA GADO DE LEITE,

    eu uso e aprovo,é excelente.

  • Bom dia Luis.

    É sempre bom saber que há pessoas interessadas com esta atividade, que, como todas as outras, apresentam facilidades e dificuldades. Não há atividade que não tenha dificuldade.

    Já que a sua vontade é utilizar a irrigação, o ideal seria implantar alguma espécie do gênero Cynodon sp, ou do genêro Panicum sp.

    A escolha da espécie é influenciada por várias coisas, entre elas a localização geográfica e relevo (local onde será formada a pastagem), além claro, da carga e da produtividade animal e se será utilizada a irrigação.

    Obs.: não há necessidade de irrigar o ano todo, pois, além da água a planta necessita de luz em quantidade "correta" e de temperatura ideal. Desta forma, em algumas regiões, mesmo irrigando a planta não irá se desenvolver em condições de ser pastejada e não pagará os custos da irrigação.

    É importante verificar a qualidade da água a ser utilizada para a irrigação e solicitar a Agência Nacional de Águas a liberação para o uso da água para irrigação (o técnico ou projetista enviará para a agência documentação e porjeto solicitando o Termo de Outorga).

    Caro Luis, considero importante você entrar em contato com um técnico extensionista, solicitando auxílio na sua atividade. Além disso, na Embrapa Gado de Leite há um e-mail que poderá utilizar para fazer perguntas (cnpgl.sac@embrapa.br). Abraços, Wadson

     

  • Boa tarde pessoal, estou prestes a iniciar uma atividade no ramo da pecuária leiteira e gostaria que pudessem ajudar em relação a graminea a escolher. O meu gado é todo jovem, novilhas de sangue predominante Jersey e vão começar a parir em julho/agosto e minha intenção é adotar o pastejo rotacionado com irrigação o ano todo!? Alguém pode me ajudar?

  • Adubação de gramineas forrageiras, uma alternativa ? ou necessidade?

This reply was deleted.

Silagem

Boa noite a todos! Sou Zootecnista, mestrando em Forragicultura pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e estou realizando meu experimento com Silagem de sorgo e capim. Noite passada ocorreu um acidente com meu silo, as vacas da fazenda o invadiram e pisotearam a lona fazendo bastante buracos. A alternativa vista por mim e pelo meu Orientador foi retirar a lona e colocar outra lona nova. Queria saber se alguém do grupo já se viu em uma situação parecida e quais…

Saiba mais…
2 respostas