Silagem
Boa noite a todos! Sou Zootecnista, mestrando em Forragicultura pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e estou realizando meu experimento com Silagem de sorgo e capim. Noite passada ocorreu um acidente com meu silo, as vacas da fazenda o invadiram e pisotearam a lona fazendo bastante buracos. A alternativa vista por mim e pelo meu Orientador foi retirar a lona e colocar outra lona nova. Queria saber se alguém do grupo já se viu em uma situação parecida e quais…
Saiba mais…
Comentários
Olá pessoal,
Estou precisando de informações sobre a composição química do capim-elefante BRS Kurumi tais como NDT, FDN, CNF, Calcio e Fósforo. O Comunicado Técnico 75 da Embrapa menciona apenas a PB. Alguém conhece uma fonte em que eu possa obter esses dados?
Marcos Olivier Dalston
Guarani, MG
Bom dia!
Eu tenho uma dúvida sobre as novas cultivares de forrageiras, lançadas recentemente pela Embrapa. Como estão os Sistemas de Produção e a aceitação pelos produtores rurais dos novos materiais de Brachiaria e Panicum?
Luis Rivaldo está em anexo um artigo que meu professor de manejo da irrigação me passou. undefined
Prezada Leilane Oliveira Santos!
A adubação de gramíneas forrageiras, vai ser uma alternativa ou uma necessidade, dependendo de seu manejo. Vejamos, se seu gado é limitado genéticamente, sem alto potencial genético, este fator limitará a sua produtividade e gastar dinheiro com adubação sem dúvida te levará ao prejuízo. No mesmo caso, se a forrageira escolhida não te der grande capacidade de resposta, sendo também limitada, de nada adiantará a adubação. Se o seu pastejo não for rotacionado, mesmo com o terreno adubado, gado de genética superior, forrageira de grande produção por área, de nada também adiantará, pois sem o necessário descanso a forrageira não apresentará a sua melhor performance prejudicando todo o sistema. Então são vários fatores que necessitam serem atendidos, um complementado o outro a fim de se ter uma produtividade mais elevada como um todo.
Luiz Rivaldo!
Procure um técnico especializado em Bovinocultura de Leite, ele te dará toda a orientação necessária, vc já tem o gado escolhido, já tem o manejo, só falta mesmo o orientador, aquele especialista que irá te conduzir com conhecimento técnico à consecução de seu objetivo, que é tornar a sua propriedade produtiva com qualidade de vida!
Olá Luis Rivaldo.
Pra quem estar começando no ramo agora, é bom procurar um profissional do ramo para lhe dar uma orientação.
Pois os gastos iniciais que você pretende realizar são autos. Implantar pastagem, comprar equipamentos e irrigação, cercas, gastos para manter uma irrigação entre outros. É um custo muito auto, além disso você tem que ter um estudo da sua fonte de água, se ela daria para sustentar a irrigação durantes a seca, e o clima de sua região, pois a maioria das gramíneas que usamos em pastejo rotacionados são de clima tropical e a grande maioria não suporta baixas temperaturas. Se esse for o caso pode usar sobre semeadura de azevém e/ou aveia, mas como tinha dito antes tem um custo auto e você tem que estudar as possibilidades.
Você pode começar com pastejo rotaciono sim, pois otimiza a pequena propriedade. Podendo usar uma gramínea fácil de achar no mercado, como as braquiárias e panicuns, e sempre realizando as correções de solo e adubações recomendadas. E no período seco ter uma reserva de forragem, podendo ser cana-de-açúcar ou silagem de milho.
Quando seu sistema cobrir os gastos iniciais e for lucrativo aí você poderá usar dessa tecnologia.
Como tinha dito no início procure um profissional da área, de preferencia pesquisadores da EMBRAPA, das universidades e Institutos federais para de dar uma orientação na implantação do seu sistema e gerenciamento dos seus gastos iniciais.
Um abraço, e sucesso no seu projeto!!!
Att Angelo Arcanjo, Graduando em Zootecnia pelo IF sudeste MG - Campus Rio Pomba.
Olá Luis,
uma ótima opção é o capim pioneiro desenvolvido pela EMBRAPA GADO DE LEITE,
eu uso e aprovo,é excelente.
Bom dia Luis.
É sempre bom saber que há pessoas interessadas com esta atividade, que, como todas as outras, apresentam facilidades e dificuldades. Não há atividade que não tenha dificuldade.
Já que a sua vontade é utilizar a irrigação, o ideal seria implantar alguma espécie do gênero Cynodon sp, ou do genêro Panicum sp.
A escolha da espécie é influenciada por várias coisas, entre elas a localização geográfica e relevo (local onde será formada a pastagem), além claro, da carga e da produtividade animal e se será utilizada a irrigação.
Obs.: não há necessidade de irrigar o ano todo, pois, além da água a planta necessita de luz em quantidade "correta" e de temperatura ideal. Desta forma, em algumas regiões, mesmo irrigando a planta não irá se desenvolver em condições de ser pastejada e não pagará os custos da irrigação.
É importante verificar a qualidade da água a ser utilizada para a irrigação e solicitar a Agência Nacional de Águas a liberação para o uso da água para irrigação (o técnico ou projetista enviará para a agência documentação e porjeto solicitando o Termo de Outorga).
Caro Luis, considero importante você entrar em contato com um técnico extensionista, solicitando auxílio na sua atividade. Além disso, na Embrapa Gado de Leite há um e-mail que poderá utilizar para fazer perguntas (cnpgl.sac@embrapa.br). Abraços, Wadson
Boa tarde pessoal, estou prestes a iniciar uma atividade no ramo da pecuária leiteira e gostaria que pudessem ajudar em relação a graminea a escolher. O meu gado é todo jovem, novilhas de sangue predominante Jersey e vão começar a parir em julho/agosto e minha intenção é adotar o pastejo rotacionado com irrigação o ano todo!? Alguém pode me ajudar?
Adubação de gramineas forrageiras, uma alternativa ? ou necessidade?