Posts de Embrapa Gado de Leite (540)

Classificar por

Gisele Rosso (MTb 3.091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411-5625

13331389072?profile=RESIZE_710x

13331389095?profile=RESIZE_710x

A Embrapa apresenta ao setor produtivo a cultivar BRS Guatã, uma variedade de feijão guandu que pode contribuir para recuperar pastagens degradadas, auxiliar na alimentação de bovinos durante a época seca e ser capaz de combater os nematoides no solo. Esses parasitas são capazes de causar prejuízos anuais à agricultura nacional de R$ 35 bilhões, segundo a Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), uma vez que atacam culturas de grande relevância econômica, como soja, cana-de-açúcar e feijão.

13331421688?profile=RESIZE_400xAs pesquisas realizadas pela Embrapa Pecuária Sudeste (SP) revelaram que a BRS Guatã tem potencial para controlar quatro nematoides de grande ocorrência, principalmente, na soja e na cana-de-açúcar, que são: Pratylenchus brachyurus; P. zeaeMeloidogyne javanica e M. incógnita. Esses pequenos vermes afetam significativamente a produção porque parasitam as plantas retirando substâncias nutritivas e injetando elementos tóxicos no interior da célula vegetal. As larvas penetram nos tecidos da raiz e formam pequenos tumores, podendo chegar até as folhas, flores e frutos.

“Foram anos de trabalho até chegar a essa cultivar. O potencial para controlar nematoides é a sua principal característica, pelos danos que causam à agropecuária nacional. Além da soja e da cana-de açúcar, parasitam também lavouras de feijão”, explica o pesquisador aposentado da Embrapa Rodolfo Godoy, responsável pelo desenvolvimento desse material. Segundo ele, as crotalárias também são eficientes no combate aos nematoides, mas a BRS Guatã agrega outros benefícios, como a descompactação do solo, a alimentação animal e a cobertura do solo.

O guandu BRS Guatã é uma opção eficaz para os produtores rurais no controle desses parasitas, uma vez que eles não se multiplicam nessa variedade. Além disso, a leguminosa apresenta grande potencial para contribuir com a sustentabilidade da pecuária, promovendo a saúde do solo, a redução de custos com agrotóxicos e fertilizantes e o aumento da produtividade animal.

A utilização dessa cultivar mostra-se bastante promissora em algumas regiões do Brasil, como Sudeste e Centro-Oeste para a intensificação equilibrada e inteligente da pecuária, conciliando produtividade e preservação ambiental.

Segundo o presidente da Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), Ademilson Facholli, que também é proprietário das Sementes Facholli, a primeira empresa a multiplicar as sementes da BRS Guatã, essa leguminosa deve ter boa aceitação na cultura da cana-de-açúcar, na hora da reforma do canavial. Facholli considera o material muito promissor. A empresa, que fica em Santo Anastácio, região de Presidente Prudente (SP), conta com 50 toneladas em estoque para comercialização.

13331422478?profile=RESIZE_710x13331423101?profile=RESIZE_710x

13331423681?profile=RESIZE_400x

Vantagens competitivas

A BRS Guatã apresenta ciclo vegetativo mais curto em comparação a outras cultivares de guandu, como a BRS Mandarim. O pesquisador da Embrapa Frederico de Pina  Matta observa que essa característica antecipa a disponibilidade de forragem para os animais, já que seu consumo aumenta durante o florescimento. Ela floresce cerca de 30 dias antes do que a BRS Mandarim e tem boa velocidade de estabelecimento no campo.

Outra característica interessante do Guatã, segundo Matta, é o porte e a estrutura da planta. A cultivar tem altura intermediária com caules mais finos e flexíveis facilitando os tratos culturais quando comparado ao guandu BRS Mandarim.

Quando integrada à cultura da soja, a variedade não é hospedeira para a Phakopsora pachyrhizi Syd. & P. Syd, agente da ferrugem da soja. Também possui resistência moderada à Macrophomina phaseolina, fungo causador da podridão do caule.

Algumas outras características podem ser associadas à BRS Guatã e impactam na produtividade das pastagens ou culturas anuais, como a alta quantidade de matéria seca. A partir da adubação verde, a BRS Guatã possibilita o fornecimento em torno de 80 a 120 kg de nitrogênio por hectare, realizando a ciclagem de nutrientes importantes para o solo. A decomposição da biomassa libera nutrientes importantes para o solo, como nitrogênio, fósforo, potássio e micronutrientes, beneficiando o cultivo subsequente. Além disso, pode servir de alternativa como planta de proteção e sombreamento para implantação de outras culturas (café e frutíferas, por exemplo).

Com todos esses benefícios, a BRS Guatã representa um avanço significativo para a agricultura brasileira, oferecendo uma solução integrada para o manejo de pragas, à produção de alimentos e à sustentabilidade dos sistemas produtivos.

Foto: Gisele Rosso

13331425274?profile=RESIZE_710x

13331424870?profile=RESIZE_710x

Mudanças climáticas

Algumas características agronômicas da cultivar BRS Guatã podem ser bastante importantes em condições desafiadoras, como as mudanças climáticas. A variedade demonstrou alta tolerância ao déficit hídrico, produzindo três toneladas de massa seca por hectare em condições de sequeiro, valor estatisticamente igual à produção em condições irrigadas. Essa resiliência é vantajosa em um cenário adverso, no qual eventos extremos, como secas, tendem a ser mais frequentes e intensos. A capacidade de produção em condições de baixa disponibilidade de água torna o Guatã uma cultura estratégica para a adaptação da agricultura e da pecuária às mudanças climáticas.

Como qualquer leguminosa, o Guatã possui a capacidade de se associar às bactérias que realizam a fixação de nitrogênio atmosférico no solo. Essa característica contribui para a redução da necessidade de fertilizantes nitrogenados, cuja produção é altamente dependente de combustíveis fósseis e emissora de gases de efeito estufa.

Assim, a nova cultivar se destaca como uma cultura com alto potencial para a sustentabilidade da pecuária.

Essas aptidões estão alinhadas à Agenda da Embrapa no que diz respeito aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente às metas de combate às mudanças climáticas e segurança alimentar.

 

13331426062?profile=RESIZE_710x

Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa
pecuaria-sudeste.imprensa@embrapa.br
Telefone: (16) 3411-5625

 

Saiba mais…
O solo, esta fina camada da superfície da Terra composta por substâncias inorgânicas e orgânicas, é o principal recurso natural para produção de alimentos, fibras e bioenergia, além de desempenhar papel importante nos ecossistemas e na regulação do clima global. É formado por diversos componentes sólidos (minerais, orgânicos), líquidos e gasosos, que interagem entre si e com o ambiente externo. Por isso, além de garantir a produção, provém serviços ambientais como estoque de carbono, ciclagem de nutrientes, infiltração e armazenamento de água, e abrigo da biodiversidade. Os solos são heterogêneos por natureza devido as grandes variações entre eles como o material original (rochas), paisagem (topografia), clima, intemperismo (processo natural de desgaste, decomposição e alteração das rochas) e ação de organismos. 
Saiba mais…

Embrapa abre concurso público para 1.027 vagas

O edital do concurso público da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (6). A banca organizadora é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). São 1.027 vagas divididas entre cargos de assistente, técnico, analista e pesquisador. As inscrições estarão abertas de 16/12/2024 a 07/01/2025 e podem ser realizadas no site do Cebraspe. O concurso será nacional e as provas objetivas e discursivas estão previstas para acontecer em 23/03/2025, em todas as capitais do país e nas cidades com unidades da Embrapa.
Saiba mais…
O Dia Mundial do Solo, celebrado em 5 de dezembro, é uma oportunidade para refletir sobre a importância desse recurso vital. Por muito tempo, o solo foi visto apenas como suporte para a produção agrícola, mas sua relevância vai muito além. Ele desempenha funções cruciais no equilíbrio do planeta, como a regulação de fluxos hídricos, a ciclagem de nutrientes, a filtragem de poluentes, a estabilização do carbono, e ainda serve como base para infraestrutura.
Saiba mais…

Maior oferta de leite faz preços recuarem

13279330699?profile=RESIZE_710x

Os preços no mercado de leite e derivados registraram desaceleração nas últimas semanas em função da maior oferta de leite neste momento de safra. 

Além disso, as importações de derivados lácteos seguem elevadas, aumentando a disponibilidade interna.

Veja essa análise na nova edição do Boletim de Preços disponível no site do Centro de Inteligência do Leite.

Informativo periódico de divulgação de publicações técnicas do Centro de Inteligência do Leite - CILeite.
Equipe: Alziro Carneiro, Glauco Carvalho, Oscar Tupy, José Luiz Bellini, Kennya Siqueira, Luiz Aguiar, Leandro Rubiale, Lorildo Stock, Manuela Lana, Marcos Hott, Paulo Martins, Ricardo Andrade, Samuel Oliveira, Victor Lima, Walter Magalhães Júnior, Wneiton Gomes.
O conteúdo do CILeite pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte da publicação.

Saiba mais…
Para apresentar ao público as informações, funcionalidades e importância do Hub Virtual de Caprinos e Ovinos, a Embrapa realizou nesta sexta-feira (11) uma live com a participação de alguns parceiros e técnicos de assistência técnica e extensão rural (ATER). Durante o evento, representantes da Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar(MDA) e Ematerce falaram sobre o papel da plataforma no alinhamento do conhecimento científico e dos saberes dos agricultores para o fortalecimento da agricultura familiar.
Saiba mais…
Considerado pela presidente da Embrapa Silvia Massruhá como um divisor de águas, o terceiro livro da Rede de Agricultura de Precisão da Embrapa e instituições parceiras traz como novidade os resultados de estudos sobre o uso de agricultura de precisão e digital na pecuária e em sistemas integrados, como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). “Agricultura de Precisão: Um Novo Olhar na Era Digital” será lançado nesta segunda-feira, 25, às 15h30, no Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto (SP), no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital (ConBAP).
Saiba mais…

Boletim IcpLeite de outubro

O custo de produção de leite cresceu 1,6% em outubro de 2024. Este é o sexto mês consecutivo que o ICPLeite/Embrapa registra aumento, acumulando expressivos 7,2% de elevação desde abril. Este acumulado vem recuperando a queda de custos de produção ocorrida nos primeiros quatro meses do ano e, no acumulado de 2024, a inflação de custos está em 2,0%.

Nos últimos doze meses, o custo de produção de leite cresceu 5,3%. Esta variação confirma a oscilação dos preços nos insumos usados na produção de leite.

Os dados e análises você encontra no Boletim ICPLeite/Embrapa do Centro de Inteligência do Leite.

Informativo periódico de divulgação de publicações técnicas do Centro de Inteligência do Leite - CILeite.
Equipe: Alziro Carneiro, Glauco Carvalho, Oscar Tupy, José Luiz Bellini, Kennya Siqueira, Luiz Aguiar, Leandro Rubiale, Lorildo Stock, Manuela Lana, Marcos Hott, Paulo Martins, Ricardo Andrade, Samuel Oliveira, Victor Lima, Walter Magalhães Júnior, Wneiton Gomes.
O conteúdo do CILeite pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte da publicação.

Saiba mais…
O Sistema Diamantino é uma tecnologia que contribui para a renovação de pastagens degradadas. A tecnologia se baseia na correção da acidez e fertilidade do solo, e plantio consorciado de sorgo biomassa com forrageiras perenes. Esta pesquisa utilizou o Sorgão Gigante, da Latina Seeds, consorciado com os capins BRS Zuri (Panicum) e Marandu (Braquiária).
Saiba mais…

Nota de conjuntura

13028390097?profile=RESIZE_710x

Os preços dos lácteos no mercado varejista ainda registram alta, mas no mercado atacadista e no spot recuam, indicando a possibilidade de queda de preço ao produtor.

As importações continuam elevadas mesmo com o aumento dos preços internacionais de lácteos.

Veja essa análise na nova edição do Nota de Conjutura disponível no site do Centro de Inteligência do Leite.

Informativo periódico de divulgação de publicações técnicas do Centro de Inteligência do Leite - CILeite.
Equipe: Alziro Carneiro, Glauco Carvalho, Oscar Tupy, José Luiz Bellini, Kennya Siqueira, Luiz Aguiar, Leandro Rubiale, Lorildo Stock, Manuela Lana, Marcos Hott, Paulo Martins, Ricardo Andrade, Samuel Oliveira, Victor Lima, Walter Magalhães Júnior, Wneiton Gomes.
O conteúdo do CILeite pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte da publicação.

Saiba mais…

13134335893?profile=RESIZE_710x

O preço do leite ao produtor subiu 3,8% em setembro/24. No varejo, os derivados lácteos tiveram alta de 1,3% em outubro/24.

As importações, que continuam em patamar elevado, registraram alta de 11,6% em outubro/24, acumulando 1,81 bilhão de litros equivalentes de leite entre janeiro e outubro/24.

Veja essa análise na nova edição do Boletim Indicadores Leite e Derivados disponível no Centro de Inteligência do Leite.

Informativo periódico de divulgação de publicações técnicas do Centro de Inteligência do Leite - CILeite.
Equipe: Alziro Carneiro, Glauco Carvalho, Oscar Tupy, José Luiz Bellini, Kennya Siqueira, Luiz Aguiar, Leandro Rubiale, Lorildo Stock, Manuela Lana, Marcos Hott, Paulo Martins, Ricardo Andrade, Samuel Oliveira, Victor Lima, Walter Magalhães Júnior, Wneiton Gomes.
O conteúdo do CILeite pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte da publicação.

Saiba mais…

13110270657?profile=RESIZE_710x

O mercado de leite e derivados  apresentou comportamento distinto ao longo do mês de outubro, com o leite UHT sendo o derivado com maior queda de preços. 

No milho, os preços registraram forte elevação em outubro, com vendas cadenciadas pelos produtores e boa demanda para exportação.

Veja essa análise na nova edição do Boletim de Preços disponível no site do Centro de Inteligência do Leite.

Informativo periódico de divulgação de publicações técnicas do Centro de Inteligência do Leite - CILeite.
Equipe: Alziro Carneiro, Glauco Carvalho, Oscar Tupy, José Luiz Bellini, Kennya Siqueira, Luiz Aguiar, Leandro Rubiale, Lorildo Stock, Manuela Lana, Marcos Hott, Paulo Martins, Ricardo Andrade, Samuel Oliveira, Victor Lima, Walter Magalhães Júnior, Wneiton Gomes.
O conteúdo do CILeite pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte da publicação.

Saiba mais…
Em setembro deste ano, a Embrapa Gado de Leite (MG) enviou para o México a primeira avaliação genômica de rebanhos da raça Gir Leiteiro naquele país. Antes disso, em maio, foi entregue aos produtores bolivianos a primeira avaliação genômica internacional feita pela Unidade e a expectativa é de que, até o próximo ano, esse serviço seja estendido para outros 11 países latino-americanos. Além de Mexíco e Bolívia, irão receber as avaliações genômicas de seus rebanhos produtores da Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico e República Dominicana.
Saiba mais…
Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a Embrapa lançou em outubro de 2023 um edital interno para selecionar projetos de cursos on-line com o objetivo de apoiar ações de capacitação de técnicos da assistência técnica e extensão rural para o fortalecimento da agricultura familiar.
Saiba mais…

13095513462?profile=RESIZE_710x

Embrapa em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) lança o curso a distância Bem-estar animal para a produção sustentável do leite.

O bem-estar dos bovinos está diretamente relacionado com o desempenho animal e a lucratividade da propriedade.

O curso é gratuito e tem início imediato. Os concluintes recebem certificado. Não perca esta oportunidade!

Inscreva-se pelo botão abaixo.

13095519052?profile=RESIZE_710x

Saiba mais…
A Embrapa Pecuária Sul (RS) desenvolveu o EstriboSim, ferramenta digital destinada a auxiliar pecuaristas e técnicos no uso da cultivar BRS Estribo de capim-sudão, gerando laudos financeiros a partir de indicadores fornecidos pelos produtores. Elaborado em parceria com a Lotus Web Systems, esse software web fornece o lucro mais provável, valores de risco e uma análise tríplice de cenários bioeconômicos da utilização dessa variedade, amplamente cultivada há mais de dez anos na Região Sul.
Saiba mais…
Inédita no mundo, uma ferramenta genômica de avaliação multirracial envolvendo duas raças bovinas (Holandesa e Gir) e a raça sintética Girolando começa a ser desenvolvida. O trabalho é conduzido por meio de parceria entre a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando) e a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) e a Embrapa Gado de Leite (MG). As instituições acabam de lançar edital público para atrair empresas privadas, que atuem no mercado de genética, visando esse objetivo (leia aqui o edital).
Saiba mais…

13080224088?profile=RESIZE_710x

A Embrapa Gado de Leite, em conjunto com a ABCGIL, ABCBRH e Girolando, tornam pública a abertura do processo de seleção de parceiros para apoiarem o desenvolvimento do projeto Avaliação Genômica Multirracial envolvendo as Raças Gir, Girolando e Holandesa.

O projeto deve iniciar a partir de março de 2025 e possui previsão de duração de 24 meses. Ao final, espera-se desenvolver uma ferramenta genética genômica de avaliação multirracial para as características de produção de leite em até 305 dias (PL305) e idade ao primeiro parto (IPP).

Podem participar do Edital empresas ou consórcio de empresas que explore atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços no ramo especializado em genética animal.

A documentação exigida pode ser encaminhada até o 13 de dezembro de 2024 para o e-mail cnpgl.spat@embrapa.br.

13080232077?profile=RESIZE_400x

Saiba mais…

13051909858?profile=RESIZE_710x

A Embrapa está conduzindo um importante questionário online para avaliar a percepção da população brasileira sobre o leite e seus derivados.

Os insights obtidos serão fundamentais para entender melhor as necessidades e preferências dos consumidores, bem como para direcionar nossas pesquisas futuras.

📝 Leva apenas 5 minutos para responder!

Clique no link e faça a diferença: https://forms.gle/NmfpiGu5opdRERMn7

Agradecemos imensamente sua colaboração e pedimos que compartilhe essa iniciativa com amigos e familiares!
 
 
Saiba mais…